Livros
PROPOSTAS PEDAGÓGICAS, MATERIAIS EDUCATIVOS E NOVOS DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS
Organizadores: Jovina Mafra dos Santos e Maxim Repetto
O presente livro reúne diversas experiências de estudo e pesquisa desenvolvidas no âmbito do Curso Licenciatura Intercultural, do Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena, da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Os capítulos que compõem este livro são resultado de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) que viabilizaram a formação de professores e professoras indígenas dos povos Macuxi, Wapichana e Ingarikó. A Parte II do livro, traz trabalhos desenvolvidos com base no estudo do Método Indutivo Intercultural, os quais a partir dos Calendários Socionaturais para construir propostas pedagógicas para as escolas indígenas.
Como citar:
SANTOS; Jovina Mafra dos; REPETTO, Maxim (Organizadores). Propostas pedagógicas, materiais educativos e novos desafios para a formação de professores indígenas. Boa Vista: Editora da UFRR, 2019.
PIBID LICENCIATURA INTERCULTURAL: PESQUISA DO CALENDÁRIO CULTURAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS EM RORAIMA
Organizadores: Fabíola Carvalho, Maxim Repetto e Jovina Mafra dos Santos
A presente obra reúne trabalhos desenvolvidos em parceria entre docentes e estudantes do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto PIBID Licenciatura Intercultural (2009-2014), e do Programa de Educação Tutorial: PET INTERCULTURAL (2010-2016). Estes trabalhos tem por base atividades pedagógicas experimentais, que aplicaram o Método Indutivo Intercultural para elaborar propostas pedagógicas e Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) em escolas indígenas de Roraima.
Como citar:
CARVALHO, Fabíola; REPETTO, Maxim; SANTOS, Jovina (Organizadores) .PIBID Licenciatura Intercultural : Pesquisa do Calendário Cultural e Formação de Professores Indígenas em Roraima. Boa Vista : Editora da UFRR, 2018.
MOVIMENTOS INDÍGENAS E CONFLITOS TERRITORIAIS NO ESTADO DE RORAIMA.
Maxim Repetto
A obra aborda uma análise das lutas dos movimentos indígenas em torno da demarcação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima.
Primeiro Lugar no Concurso de Teses E Dissertações - 2007 - promovido pela Editora da Universidade Federal de Roraima
Como citar:
REPETTO, Maxim. Movimentos indígenas e conflitos territoriais no estado de Roraima. Boa Vista: Editora da UFRR, 2008.
UNIVERSIDADE INCONCLUSA: OS DESAFIOS DA DESIGUALDADE
Organizadores: Maxim Repetto; Leandro Roberto Neves; Maria Luiza Fernandes.
O livro aborda um debate amplo e crítico sobre as ações afirmativas na Universidade Federal de Roraima, repercutindo o debate nacional sobre cotas etnico-raciais e políticas de ações afirmativas, em especial colocando as experiências da UFRR no acesso de estudantes indígenas e os desafios de interculturalizar a universidade.
Como citar:
REPETTO, Maxim. Movimentos indígenas e conflitos territoriais no estado de Roraima. Boa Vista: Editora da UFRR, 2008.
DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO DOS INDÍGENAS NA CIDADE DE BOA VISTA-RORAIMA
Organizadores: Eliandro Pedro de; Maxim Repetto.
O estudo apresenta um diagnóstico elaborado entre 2005 e 2006 sobre a situação da população indígena na cidade de Boa Vista, capital do estado de Roraima. Nele são identificados diferentes problemáticas que afetavam a essa população, como problemas de moradia, documentação, acesso a serviços básicos como saúde e educação, precocneito e discriminção, os quais evidenciavam as dificuldades de vivenciar uma cidadania plena. Ilustrações de Bartolomeu da Silva. Tomas.
Como citar:
SOUZA, Eliandro Pedro de; REPETTO, Maxim (Organizadores). Diagnóstico da situação dos indígenas na cidade de Boa Vista-Roraima. Boa Vista: Editora UFRR, 2007.
EDUCAÇÃO, CIDADANIA E INTERCULTURALIDADE NO CONTEXTO DA ESCOLA INDÍGENA DE RORAIMA
Organizadores: Fabio Almeida de Carvalho; Isabel Maroia Fonseca; Maxim Repetto.
O livro apresenta experiências formativas desenvolvidas em escolas indígenas de Roraima a partir de um convite de uma rede de universidades da América Latina, a partir de um questionamento sobre os alcances de uma educação cidadã intercultural junto a povos indígenas. A Obra apresenta duas partes: na primeira, há textos dos formadores do Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena da UFRR e, na segunda parte do livro, textos de professores e estudantes indígenas das escolas participantes. O conjunto de textos busca refletir e ampliar o debate sobre o exercício da cidadania.
Como citar:
CARVALHO, Fabio Almeida de; FONSECA, Isabel Maroia; REPETTO, Maxim (Organizadores). Educação, Cidadania e Interculturalidade no Contexto da Escola Indígena de Roraima. 2a edição. Boa Vista: Editora UFRR; Lima: Fundo Editorial Universidade Católica do Perú, 2007.
I REUNIÃO DE ESTUDOS ASCENSÃO DE MOVIMENTOS INDIGENISTAS NA AMÉRICA DO SUL E POSSÍVEIS REFLEXOS PARA O BRASIL
Organização: Gabinete de Segurança Institucional; Secretaria de Acompanhamento e Estudos Institucionais.
Esta obra reune os debates realizados em 2004, no Gabinete de Segurança Institucional, no Palácio da Alvorada, Presidencia da República, no qual pesquisadores responderam a uma provocação: como os movimentos indígenas da Colômbia, Venezuela e Bolivia influenciavam os movimentos indígenas no Brasil.
Como citar:









